Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Verão - Cuidados a ter com o Cabelo

por Teen Girl, em 05.08.16

Com a chegada do sol e do calor, torna-se necessário redobrar a atenção que temos relativamente ao nosso cabelo. Com o Teen Girl, aprenderás algumas dicas de maneira a viveres o teu Verão da melhor maneira.

 

A água do mar e a água da piscina são agentes bastante agressores para o cabelo, o que aumenta a sua susceptibilidade para formar pontas duplas e se tornar mais seco e quebradiço. O sal abre a cutícula dos fios, deixando-os sem brilho e endurecidos (pois retira toda a água presente no cabelo). A areia, aliada ao sal, faz com que o cabelo fique com ainda mais frizz. Até o próprio súor pode contribuir! Para que isto não aconteça e o teu cabelo se mantenha sempre saudável, é necessário investir numa coisa muito importante: a hidratação.

A melhor altura para aplicar produtos hidratantes  é depois do banho (atenção: geralmente os produtos líquidos são para cabelos oleosos e os cremes são mais indicados para os cabelos secos). Antes de aplicar esses produtos é importante enxaguar o cabelo com água corrente para tirar o excesso do cloro/sal, visto que ambos danificam os fios. Deixo uma sugestão de receita de máscara hidratante:

Ingredientes: 1/2 abacate maduro amassado + 1 gema de ovo + 2 colheres de sopa de mel

Procedimento: Misturar tudo, colocar a mistura no cabelo, massajar (do meio para as pontas), envolver o cabelo numa touca de papel de alumínio e deixar atuar durante 30 minutos. Enxaguar de seguida. 

 

Se decidirem usar uma máscara comprada, podem potencializá-la misturando-a com óleos essenciais como, por exemplo, macadâmia e abacate ou azeite, conhecidos por serem extremamente hidratantes. (Dica: antes da aplicação da mistura, coloquem-na no micro-ondas durante 10 segundos.)

Para além disso, há sempre a opção de fazer tratamentos nocturnos. Estes são bastante mais simples porque apenas se tem de aplicar o creme no cabelo húmido e deixá-lo agir durante toda a noite.

 

Especialmente durante o Verão, dá-se preferência ao uso de produtos suaves e naturais (sem muitos químicos) ou até mesmo de linhas de cabelo  próprias para esta estação, visto que contêm nutrientes hidratantes e fortalecedores que contribuem para a regeneração dos fios. No caso de cabelos pintados é necessário ter ainda mais cuidado com a hidratação (caso queiram posso fazer um post específico para esse tipo de cabelo). Os raios UVA e UVB estimulam a perda de queratina, pelo que se deve realizar um tratamento de restauração ou usar produtos com queratina numa tentativa de minimizar os danos causados.

 

O secador e prancha não devem ser usados a menos que seja mesmo necessário. Nesse caso, o protetor de calor é essencial para prevenir ao máximo as agressões das altas temperaturas.

Não se recomenda o uso produtos com álcool, pois este resseca o cabelo.

 

O uso de chapéu enquanto se está ao sol é aconselhado. No entanto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, este não se deve usar enquanto se esteja sombra, pois abafa o couro cabeludo. Como é óbvio, o uso de protector solar é essencial para que este não queime nem fique ressequido. Para além do protector, podem andar com um frasco com água e uma colher de chá de mel para irem borrifando durante o dia se sentirem o cabelo a ficar muito estragado.

 

Uma das recomendações mais importantes consiste em não entrar na água com o cabelo seco. Se conseguirem, molhem-se primeiro num duche, para que o cabelo não absorva tanta quantidade de cloro e sal. Depois de mergulhar, devem voltar a passar o cabelo por água doce de forma a que as fibras capilares não sequem, ao diminuir o tempo de contacto entre o sal/cloro e o cabelo. Esta deve ser fria ou morna, visto que a água quente contribuirá para a secura dos fios e para que estes fiquem baços. Quando o cabelo estiver molhado, é importante não o prender em rabo de cavalo ou pôr ganchos, visto que os fios podem ficar esticados ou torcidos. Para além disso, não se deve esfregar o cabelo com a toalha para retirar o excesso de água – basta apertá-lo delicadamente.

Especialmente durante o Verão, mantenham os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. O suor, o calor e a humidade facilitam problemas como seborréia e caspa. Uma boa alimentação também poderá ajudar a ter um cabelo mais saudável e bonito!

 

Como sabem, o cabelo deve ser cortado quando o Verão acabar. Todos os cabelos necessitam de manutenção a cada três meses, visto que a parte final dos fios abre e isso dificulta a retenção de nutrientes. Por muito bom que seja o nosso tratamento durante o Verão, Setembro é uma óptima altura para irmos ao cabeleireiro e nos livrarmos das pontas ressequidas!

 

Por fim, o stress promove a segregação de hormonas que podem deixar o nosso cabelo com sinais de fragilidade portanto aproveitem esta época do ano para relaxar :) 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:50


7 comentários

De Inês de Brito a 06.08.2016 às 15:41

Boas dicas

De Edna a 06.08.2016 às 17:56

Adorei o post :)

xx, Edna
<a href="http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/">Mercury Rose</a>

De Only one girl a 08.08.2016 às 09:49

Gostei muito do post.
Beijinhos
http://ourfriendshipisforever.blogs.sapo.pt/

De Érica a 08.08.2016 às 14:00

Ótimas dicas! 
p.s: O teu blogue está lindo ;)

De Chantilly a 08.08.2016 às 15:49

Claro que não me importo de vir aqui responder, vou tentar não me esquecer :p

Já agora gostei do teu blog ;) Vou visitar mais vezes ;)

De Sofia Lopes a 08.08.2016 às 21:39

Muito bom post :)


Beijinhos

De Joana Freitas a 16.08.2016 às 18:31

Eu uso uma linha d'O Boticário que é indicada para exposição solar. Coincidência ou não, o meu cabelo tem andado mais fantástico do que nunca! Estou até pensar fazer uma review :)

Comentar post





Links

 

 



Design by Sacha

Mensagens

Follow