Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Back to School - Motivação

por Teen Girl, em 21.08.16

Agora que nos começamos a aproximar de Setembro, os próximos posts estarão mais relacionados com o Regresso às Aulas e com as tendências para a estação Outono/Inverno deste ano. Caso tenham alguma sugestão, estarei sempre pronta para a receber!

 

 

A primeira coisa antes de iniciar o ano letivo é arranjar motivação. Ninguém quer despedir-se do Verão e recomeçar aquela rotina chata a que nos submetemos todos os anos. No entanto, a atitude inicial é muito importante para definir se o ano escolar vai correr bem. Logo, trago 5 dicas para terem motivação para se dedicarem novamente a esta tortura à qual chamamos escola.

 

1. Começo pela mais óbvia. A certeza de conseguir entrar no curso de primeira opção na faculdade é algo espectacular. Para isso é preciso estudar e esforçares-te para que as notas sejam suficientes e não teres receio de não ser colocado. Por muita certeza que tenhamos relativamente ao curso que queremos seguir, devemos tentar ter a média mais alta possível para que, se mais tarde mudarmos de opinião, a nossa escolha não seja limitada pela média que temos. Assim, quando tiveres vontade de desistir, lembra-te que a tua felicidade futura pode estar em causa. 

 

"You don't wanna look back and know you could've done better."

 

2. Pensando num futuro mais próximo, é mais provável que possas sair com os teus amigos e divertires-te se os teus pais estiverem satisfeitos com o teu trabalho a nível escolar. Queres ir à maior festa do ano e os teus pais não estão muito tentados a deixar-te ir? Mostra que tens tido bons resultados e de certeza que eles se aperceberão que mereces um descanso! É uma troca por troca. Portanto, se já estiveres farta de estudar, lembra-te que não podes mesmo perder aquela festa!

 

3. Se atingires as notas que queres ficarás orgulhosa de ti própria. Como todo o teu trabalho foi compensado, é normal que tenhas mais vontade de estudar para os próximos testes. Tendo mais vontade de estudar, serás mais produtiva e terás novamente boas notas. O sucesso aumenta a motivação e vice-versa. É um ciclo vicioso.  Para além disso, está provado que um bom rendimento escolar e uma boa auto-estima são muitas vezes associados. A auto-confiança ficará melhorada se os teus objetivos escolares forem cumpridos. Para evitar desistências, pensa no quão bem te irás sentir quando vires um 100% ou um 20 escrito naquela folha de ponto!

 

4. Estudar não é, de longe, tão mau como ter uma má nota. Há sempre quem consiga ultrapassar os maus resultados e arranjar motivação para começar a trabalhar, mas a maioria das pessoas acaba por desistir, sendo que a vontade de trabalhar é cada vez menor. Maus resultados atraem maus resultados. Esforça-te para que isso não aconteça e, caso tenhas um deslize, não desanimes. Com muito trabalho qualquer nota pode ser recuperada! Para além disso, é importante que estabeleças objetivos. Caso não os consigas obter à primeira, é necessário que continues a tentar. Tem apenas atenção a não definir objetivos não realistas, para que não fiques desmotivada cada vez que não consigas concretizá-los. 

 

5. Não atribuas uma carga negativa à escola. Se associares a escola a pensamentos positivos, a motivação para lá ires será sempre maior! Envolve-te em atividades extracurriculares que explorem outras áreas que gostes (música, desporto, associação de estudantes, etc.), faz grupos de estudo com os teus amigos, complementa as tuas aulas com livros que aumentem o teu conhecimento sobre o assunto, organiza as tuas próprias visitas de estudo a locais sugeridos pelos professores e sobretudo, interessa-te pelo que estás a estudar! Muitas vezes não vemos qual a utilizade dos conteúdos que aprendemos, mas ela acabará por se demonstrar nos momentos em que menos estiveres à espera!

Dica: Investe em material escolar do qual gostes. Assim terás mais vontade de estudar!

 

Espero que tenham gostado das dicas!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:58


11 comentários

De Only one girl a 26.08.2016 às 20:20

Adorei as dicas, tens razão temos que ser confiantes, não muito sonhadores mas pensando positivo. Reuniste todo do essencial :-)
Beijinhos

Comentar post





Links

 

 



Design by Sacha

Mensagens

Follow