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Back to School - Dorme bem, acorda bem

por Teen Girl, em 06.09.16

Todas nós conhecemos bem aqueles dias em que o despertador toca e não nos apetece nada sair da cama. Para combater a preguiça matinal, trago-vos algumas dicas. 

 

Para que tenhas vontade de te levantar, é essencial que sintas que tiveste uma boa noite de sono e que conseguiste recuperar as energias. Manter o ritmo de sono (ou seja, ter um horário constante) ajuda a despertar na hora certa. O truque é acordar todos os dias à mesma hora (incluíndo aos fins de semana) e deitares-te apenas quando tiveres sono. Assim, vais acabar por adormecer poucos minutos depois de ires para a cama, habituando corretamente o teu corpo.

 

 

As sete/oito horas de sono são uma generalidade, o que quer dizer que existem algumas pessoas que precisam de dormir mais ou menos horas. Dormir mais do que o nosso corpo precisa não é bom: estudos provam que algumas pessoas perdem 10/15 horas a tentar dormir. Tenta ouvir o teu corpo e perceber quando ele estiver cansado, porque só aí é que será saudável ires-te deitar. 

 

Para dormires bem, não deves comer demasiado nem beber álcool antes de dormir (álcool desidrata o corpo). Produtos com substâncias estimulantes não devem ser consumidos. Todos os aparelhos eletrónicos devem estar desligados, visto que estes imitam a luz do Sol e impedem o cérebro de produzir hormonas essenciais a uma boa noite de sono. O ambiente deve estar silencioso e a uma boa temperatura - esta pode ser influenciada pelo número de cobertores. Para além disso, está científicamente provado que ler antes de dormir relaxa e favorece uma noite calma. Resumindo, tens de diminuir o ritmo antes de te ires deitar. Mentalizares-te que tens de acordar cedo no dia seguinte também ajuda.

 

Curiosidade: Sabias que o facto de preguiçares, de usares equipamentos eletrónicos, de estudar ou ler na cama, explica que à noite não adormeças logo após te deitares? Isto acontece porque o teu corpo deixa de conceber a cama como um espaço unicamente para descansar. Assim, evita fazer qualquer uma dessas coisas.

 

 

No dia seguinte, recomendo que te dês a ti própria tempo para acordar. Mete o despertador 10 minutos antes da hora a que queres efetivamente sair da cama para que tenhas tempo de te ires espreguiçando e mentalizando. Não te esqueças de pôr novamente um alarme dez minutos depois, para não correres o risco de adormecer outra vez. O telemóvel deve estar fora do teu alcance, para que não o estejas constantemente a desligar (todos sabemos que é isso que verdadeiramente acontece). Se fores obrigada a levantar-te para o apagares, é menos provável que voltes para a cama.

 

Há quem diga que deves colocar uma música agradável como toque. Pessoalmente, acho que quanto mais irritante for a música, mais eficaz é. E assim não existe o problema de deixares de gostar da música que meteste como alarme, como já aconteceu inúmeras vezes a amigas minhas.

 

 

Quando o segundo despertador tocar para te levantares, fá-lo mesmo. Aqueles 5 minutos que queres dormir para além disso não ajudam em nada, só estragam a tua produtividade e te deixam de mau humor, por veres mais uma vez o teu sono interrompido. Quando decidires acordar, acende a luz. Usa uma luz fraca/média para que não seja um "choque" demasiado grande. Se já houver luz natural, abre a janela e sobe os estores. Espreguiça-te bem, para acordares todos os músculos, respira fundo 2/3 vezes (a entrada de oxigénio é muito importante para acordar o corpo) e bebe um pouco de água para eliminar as tóxinas da noite. Se tiveres colocado esse copo na mesa de cabeceira, melhor ainda!

 

Estipula objetivos para o dia. Vais ver que ajuda a sentires-te motivado para ires realizar as tuas tarefas e levantares-te rapidamente. Depois, arranja um grande pequeno-almoço como mais um incentivo para os próximos dias. Se precisares, bebe um café. Chá preto, chá verde e chocolate também têm cafeína, pelo que são possíveis alternativas. Desde cedo, ajudam a estimular a atenção e memória. Mas não abuses!

 

 

 

Para ficares bem acordada, toma um duche rápido. A mim ajuda-me bastante! E se fores a pé para a escola, vais chegar à tua primeira aula com uma energia incrível. Há um estudo que diz que o sono está bastante relacionado com o frio e que, como a atividade física eleva o calor corporal, ajuda a despertar melhor. Se te for possível fazer o percurso casa-escola a pé, recomendo plenamente :)

 

Sugestão: Se durante as férias trocaste os horários todos, tenta adaptar-te aos horários escolares durante os próximos dias. Assim, quando chegar o 1º dia de aulas não vais ter dificuldade em acordar cedo! Sugiro que comeces a deitar-te no máximo à meia noite e a acordar antes das 9h. Dois/ três dias antes começa a deitar-te e a acordar às horas da tua rotina escolar. Vais ver que custará muito menos!

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publicado às 23:59


5 comentários

De Only one girl a 07.09.2016 às 17:00

Adorei o post, por acaso durantes as férias costumo me sempre levantar 8 9 horas, e ir para a cama no máximo as 11. Gosto muito da manhã :-)
Beijinhos
http://ourfriendshipisforever.blogs.sapo.pt/

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