Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Back to School - Como organizar o tempo

por Teen Girl, em 06.10.16

Apesar de já todas terem regressado à escola, nunca é tarde demais para organizarmos a nossa vida. Por isso, hoje trago-vos algumas dicas sobre como organizar o tempo.

 

Como em quase tudo na vida, os horários controlam a nossa vida escolar. Existem inúmeros objetos que nos ajudam a realizar esta tarefa. O primeiro, obviamente, é o relógio: andem sempre com um relógio. A minha dica pessoal é que ele esteja 5/10 minutos adiantado. Acreditem que uns dias depois de estipularem as horas no relógio, já não se recordam que ele não está certo!

Para além disso, existem agendas, calendários e lista de tarefas. Usem e abusem destes objetos! A arte das listas é muitíssimo útil e ajuda-vos a recordar o que têm para fazer. Para além disso, sempre que algo é checkado, é impossível não nos sentirmos ligeiramente mais felizes e realizadas. Portanto, recomendo que andem sempre com um bloco de notas onde possam escrever as tarefas que necessitem de fazer!

 

 

No topo da lista de afazeres, estão as atividades vitais - dormir, comer. Nunca descurem estas atividades em função das outras: o resultado será mais cansaço e menos produtividade, para além de prejudicar a vossa saúde. De seguida estão os compromissos inadiáveis - ir ao trabalho/ aulas e os afazeres com horas marcadas - consultas, idas ao ginásio, explicações, etc. Depois de tudo isto já estar escrito, é possível veres onde tens tempo livre. Esse tempo livre será distribuído entre estudo (tempo variável), lazer e obrigações que se podem marcar a qualquer hora como lavar a roupa, por exemplo. O horário de estudo deve contemplar revisões regulares de matéria (por exemplo, ao fazer os TPC) e estudos mais aprofundados das disciplinas necessárias em manhãs/ tardes livres. Não vale a pena fazeres um horário que não vais cumprir: sê realista quanto ao tempo de estudo que vais conseguir dedicar. Somos todos humanos e é incorreto pensar que conseguimos trabalhar como máquinas!

 

 

Eu acho melhor aproveitar este início de ano e definir um horário igual para todas as semanas mas há quem prefira ir mudando semanalmente consoante aquilo que tem para fazer: escolham o método que preferirem! Apenas tenham a certeza que estão a aproveitar todo o vosso tempo ao máximo.

Atenção: Ao estipular o horário, há que ter em conta o tempo que se demora em deslocações.

 

Um bom planeamento é essencial. No entanto, tudo em demasia é prejudicial. Não planeies todos os pormenores ao ponto de ficar muito stressada quando algo não corre de acordo com o estipulado!

Dito isto, espero que tenham um ano super produtivo :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:44


2 comentários

De Only one girl a 07.10.2016 às 19:09

Gostei muito do post :-)
Beijinhos.

De Joana Freitas a 12.10.2016 às 19:27

Boas dicas! Organizar o tempo é a melhor maneira para se conseguir ter um bom rendimento escolar :)

Comentar post





Links

 

 



Design by Sacha

Mensagens

Follow